Jornal da USP – Fuvest divulga “Guia Dinâmico” para auxiliar candidatos do vestibular na escolha da carreira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Gustavo Monaco esclarece as principais informações sobre as etapas do processo seletivo e informa que a Fuvest estará na Bienal do Livro para divulgação da lista de obras literárias do vestibular

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), encarregada do vestibular da USP, divulgou na última segunda-feira o Guia Dinâmico de Carreiras e Cursos para ajudar os candidatos no processo seletivo de 2025. O guia proporciona uma visão atualizada de todos os cursos oferecidos pela Universidade, incluindo seus respectivos campi, duração e número de vagas. Organizado em três categorias (Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas), a nova publicação visa a atualizar e complementar o tradicional Guia de Carreiras da Fuvest, que está previsto para ser lançado no dia 16 de agosto, com o objetivo de auxiliar os candidatos na escolha de sua futura profissão. Gustavo Monaco, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP e diretor da Fuvest, detalha as etapas do processo seletivo deste ano e explica as principais informações do guia.

Guias informativos
Segundo o diretor, a principal inovação para o vestibular 2025 é a introdução de um conjunto de guias informativos, que visam a auxiliar os candidatos que ainda estão com dúvidas sobre o processo seletivo e acerca de qual carreira pretendem seguir. De acordo com Monaco, o guia foi dividido em quatro partes que estão sendo divulgadas em momentos estratégicos durante as etapas do processo seletivo.

No início do mês de maio foi disponibilizado o Guia de Inclusão, que mostrou aos estudantes as regras para os pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição do vestibular. O diretor conta que os pedidos foram feitos ao longo dos meses de maio, junho e julho e o resultado dos candidatos contemplados foi divulgado no dia 5 de agosto. No próximo dia 16 de agosto, será lançado, em formato PDF, o Guia Dinâmico de Carreiras, que permite aos candidatos pesquisar todas as carreiras oferecidas pela Universidade, que estão divididas entre as áreas de exatas, humanas e biológicas.

Também no dia 16 de agosto, será publicado o Guia de Jornada, que fornecerá um cronograma detalhado com todas as datas importantes, incluindo prazos para pagamento da taxa de inscrição e data de divulgação dos locais de prova. Por fim, Monaco explica que o Guia de Provas estará disponível a partir do dia 19 de agosto, data de início das inscrições, e trará informações específicas sobre a preparação para as provas do vestibular.

Datas importantes
De acordo com o diretor da Fuvest, o período de inscrições para o vestibular começará em 19 de agosto e se encerrará em 8 de outubro, último dia para o pagamento do boleto da taxa de inscrição e também o período máximo em que o candidato pode alterar a foto, o curso ou a carreira pretendida na inscrição. A divulgação do local das provas ocorrerá no dia 1° de novembro e a primeira fase será realizada no dia 17 de novembro.

A lista de aprovados para a 2ª fase será divulgada em 2 de dezembro e as provas desta fase ocorrerão no mesmo mês, nos dias 15 (domingo) e 16 (segunda-feira), com provas de português e redação no primeiro dia e as provas específicas para cada carreira no segundo. A divulgação da primeira lista de aprovados no vestibular está prevista para ser publicada no dia 24 de janeiro de 2025.

Mudanças
Conforme o professor, para o vestibular de 2025 não houve alteração no número de vagas ou adição de novos cursos, mas houve uma importante mudança na estrutura dos cursos de medicina, carreira mais concorrida do vestibular. Ele explica que as faculdades de medicina da USP em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru agora fazem parte de uma única carreira, permitindo que os candidatos escolham suas três opções preferenciais entre os cursos oferecidos.

“Tanto a medicina de Bauru, quanto a de Ribeirão Preto, quanto a de São Paulo, localizada em Pinheiros, passam a integrar a mesma carreira, a de número 111. A prova específica para essa carreira vai cobrar Biologia, Física, Química e Geografia. Então essa é a principal mudança que temos para este ano”, informa.

Formas de ingresso e vagas
Conforme o professor, para o vestibular de 2025, a USP disponibilizará um total de 11.147 vagas, distribuídas em três diferentes formas de ingresso. A Fuvest será responsável pelo preenchimento de 8.147 vagas, enquanto o Enem-USP e o Provão Paulista dispõem de 1.500 vagas cada.

O diretor explica que o Provão Paulista, criado em 2023 pelo governo do Estado, é destinado a estudantes de escolas municipais e estaduais da rede pública de São Paulo, que passam por avaliação seriada ao longo de todos os anos do Ensino Médio. Após a realização de todas as provas, o estudante pode utilizar a média obtida para se candidatar a uma vaga nessa modalidade de ingresso da USP.

Autodeclaração e cotas
Segundo Gustavo Monaco, permanece a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Ele explica que, após a divulgação dos candidatos aprovados através das cotas, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (Prip) da USP organiza bancas de heteroidentificação para confirmar a veracidade das declarações.

“Primeiramente é analisada a fotografia do estudante para verificar se possui as características que o permitam pertencer a esses grupos e, em caso de haver dúvidas, ele será convocado para uma entrevista virtual. Caso seja negado o pertencimento, o estudante pode recorrer da decisão e serão realizadas novas verificações. Se o estudante é aprovado nessas etapas, ele pode continuar com o andamento de sua matrícula”, explica.

Recomendações
De acordo com o diretor, os candidatos devem levar para o dia da prova caneta esferográfica de tinta azul ou preta e, além disso, é permitido o uso de lápis, borracha e réguas transparentes. Também podem ser levados lanches, água e suco para serem consumidos durante a prova.

Contudo, o professor alerta que é proibido o uso de qualquer aparelho eletroeletrônico, os quais serão desligados e guardados dentro de envelope plástico lacrado antes do início do exame. Também são vetados itens como bonés, chapéus, gorros, fones de ouvido e quaisquer outros utensílios que possam camuflar algum tipo de material proibido.

“É importante os candidatos se prepararem bem para o vestibular, eles devem completar suas inscrições com atenção, manter a calma e continuar seus estudos, pois o vestibular é desafiador e competitivo. A Fuvest está comprometida em garantir que todos os candidatos tenham condições justas para mostrar seu conhecimento durante as aplicações”, reforça.

Bienal do Livro
Em primeira mão ao Jornal da USP no Ar, Gustavo Monaco informou que este ano a Fuvest estará com um estande na 27ª Bienal Internacional do Livro de SP, que acontece de 6 a 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O professor relata que no local serão divulgadas a lista de obras literárias dos vestibulares de 2025 e 2026.

Para mais informações e atualizações sobre o vestibular, a Rádio USP continuará a fornecer boletins diários sobre as etapas do processo seletivo, com cobertura especial durante os dias de prova, quando ocorrerá a transmissão da correção das questões do vestibular.

 


Leia matéria completa no Jornal da USP.

Fechar Menu